¿É possivel um pensamento mais que humano?
Notas do trabalho de Vinciane Despret para uma etología filosófica
Palavras-chave:
etologia filosófica, agência, epistemologia multi-espécies, antropocentrismoResumo
Este artigo apresenta e reflete sobre o trabalho de Vinciane Despret, particularmente sobre seus estudos com animais não humanos e sua perspectiva peculiar de uma "etologia filosófica". Para caracterizar seu trabalho, concentramo-nos em duas noções que são responsáveis por sua perspectiva: de um lado "devenir com" - a partir do trabalho de Donna Haraway, tentando quebra as assimetrias entre as espécies, e em segundo lugar, o conceito de agência multi-espécies - o primeiro termo derivado do trabalho de Gilles Deleuze - que recoloca a produção de mundos no encontro. Da leitura das suas grandes produções, três gestos metodológicos são extraídos, a saber: 1) o deslocamento da questão ou fazer as perguntas certas, 2) a habilitação de múltiplas versões em oposição às visões do mundo e 3) a narração de histórias como uma prática científica. O artigo conclui que esses três gestos são de suma importância e utilidade para repensar a prática e os modos de conceituação das chamadas ciências humanas.
Referências
Bula, G. (2012). Spinoza: Empoderamiento y ética de la composición. UniversitasPhilosofica 58(29), 197-215.
Braidotti, R. (2013). The posthuman. Cambridge: Polity Press
Buchanan, B. (2015) The metamorphoses of VincianeDespret. Angelaki: Journal of the Theoretical Humanities, 20:2, 17-32. doi: 10.1080/0969725X.2015.1039818
Buchanan, B., Chrulew, M, y Bussolini, J. (2015) On asking the right questions. Angelaki: Journal of the Theoretical Humanities, vol. 20:2, pp. 165-178. doi: 10.1080/0969725X.2015.1039821
Buchanan, B., Chrulew, M, y Bussolini, J. (2015) VincianeDespret. Angelaki: Journal of the Theoretical Humanities, 20:2, 1-3. doi: 10.1080/0969725X.2015.1039819
de la Bellacasa, M. P. (2011). Matters of care in technoscience: Assembling neglected things. Social studies of science, 41(1), 85-106.
Crutzen, P. J. (2002). Geology of mankind. Nature, 415(6867), 23.
Deleuze, G Guattari, F. (1978). Kafka, por una literatura menor. México: Era
Deleuze, G. (2008) En medio de Spinoza. Buenos Aires, Argentina: Cactus.
Deleuze, G. (2004). Spinoza: Filosofía Práctica. Buenos Aires, Argentina: Fábula.
Despret, V. (2012). What would animals say if we asked the right questions?.Minneapolis, EstadosUnidos: University of Minnesota Press.
Despret, V. (2004a). The body we care for: Figures of Anthropo-zoo-genesis. Body & Society, 10(2-3), 111-134. doi: 10.1177/1357034X04042938
Despret, V. (2004b). Our emotional makeup: Ethnopsychology and selfhood. OtherPress, LLC.
Despret, V;Galetic, S. (2007). Faire de James un lecteur anachronique de vonUexküll: esquisse d’un perspectivisme radical. Vie et expérimentations. Peirce, James, Dewey., 45-76.
Despret, V. (2015a) Who made clever Hans stupid? Angelaki: Journal of the Theoretical Humanities, 20:2, 77-85. doi: 10.1080/0969725X.2015.1039843
Despret, V. (2015b) Thinking like a rat. Angelaki: Journal of the Theoretical Humanities, 20:2, 121-134. doi: 10.1080/0969725X.2015.1039849
Despret, V. (2015c) We are not stupid… animals neither. Angelaki: Journal of the Theoretical Humanities, 20:2, 153-161. doi: 10.1080/0969725X.2015.1039855
Despret, V. (2015). “Why ‘I Had Not Read Derrida’: Often Too Close, Always Too Far Away. French Thinking about Animals, 91-104.
Despret, V. (2015). Hans: Le cheval qui savait compter. París, Francia:Empécheurs de penser rond.
Foucault, M. (1966). Las palabras y las cosas: Una arqueología de las ciencias humanas. Buenos Aires, Argentina: SigloVeintiunoEditores.
Haraway, D. (1987). A manifesto for cyborgs: Science, technology, and socialist feminism in the 1980s. Australian Feminist Studies, 2(4), 1-42.
Haraway, D. (2015) A curious practice.Angelaki: Journal of the Theoretical Humanities, 20:2, 5-14. doi: 10.1080/0969725X.2015.1039817
Heredia, J. M. (2014). Dispositivos y/o Agenciamientos. Contrastes. RevistaInternacional de Filosofía, 19(1), 83-101.
James, W. (1884). What is an emotion? Mind, 9(34), 188-205.
Latour, B. (2004). Politics of nature: How to Bring the Sciences into Democracy, Cambridge, MA:Harvard University Press.
Latour, B. (1991). Nunca fuimos modernos. Ensayo de antropología simétrica. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores.
Lestel, D. (2003). Les origines animales de la culture. Paris: Flammarion.
López, D., Sánchez-Criado, T. (2006). La recuperación de la figura de Gabriel Tarde: la «neomonadología» como fundación alternativa del pensamiento psicosocial. Revista de Historia de la Psicología, 27(2-3), 363-370.
Marchesini, R. (2014).Epifaniaanimale: ugualimadiversi: l'oltreuomo come rivelazione. Milano: Mimesis.
Pfungst, O. (1911). Clever Hans:(the horse of Mr. Von Osten) a contribution to experimental animal and human psychology. Holt, Rinehart and Winston.
Rosenthal, R. (1966) Experimenter Effects in Behavioral Research. New York: Appleton. Print.
Spinoza, B. (2009) Ética. Alianza. España Madrid.
Stengers, I. (2010). Including Nonhuman in Political Theory: Opening Pandora's box?En B. Braun y SJ Whatmore (eds), Political matter. Technoscience, Democracy and Public Life. Minneapolis/London: University of Minnesota Press.
Stengers, I. (2000). The invention of modern science (Vol. 19). Minneapolis: University of Minnesota Press.
Tarde, G. (2006). Monadología y sociología. Buenos Aires, Argentina: Cactus
VonUexküll, J. (2010[1934]). A foray into the worlds of animals and humans with A theory of meaning. Minneapolis, Estados Unidos: Universityof Minnesota Press.
VonUexküll, J. (2016[1934]). Andanzas por los mundos circundantes de los animales y los hombres. Buenos Aires, Argentina: Cactus.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
La Revista Latinoamericana de Estudios Críticos Animales con ISSN 2346-920X se adhiere a las diferentes iniciativas que promueven el acceso libre al conocimiento, por lo que todos los contenidos de la misma son de acceso libre y gratuito y publicados bajo la licencia Creative Commons, que permite su difusión pero impide la alteración de la obra e incluye siempre mención al autor/a y fuente.
Es decir, una licencia de tipo Atribución-NoComercial-SinObraDerivada.
Por ello, los correos electrónicos de los autores se encontrarán a disposición de los lectores, en caso de que deseen contactarlos personalmente.