O Carnismo e a educação especista:

redes de significações nas representações sociais que estruturam o especismo antropocêntrico na Argentina

Autores

  • Alexandra X. C. Navarro

Palavras-chave:

especismo antropocêntrico, representações sociais, carnismo, educação especista

Resumo

Neste artigo, apresento algumas das conclusões em que cheguei na minha tese de Doutorado, a qual busca responder como as representações sociais que estruturam o especismo antropocêntrico na Argentina são construídas, desde a aresta relativa a alimentação à base de carne de vaca[1].  Tais representações se encontram organizadas em torno de um núcleo central, a saber, o antropocentrismo, e terminam de se constituir a partir de cinco elementos periféricos concernentes a redes significantes ordenadas, as quais sustentam, reforçam e perpetuam o especismo antropocêntrico a partir do enleio entre diversos discursos e práticas, produzindo uma diferença substancial entre as auto-representações e os mecanismos sociais de legitimação, fato que problematiza e complexifica a naturalização e a perpetuação destas representações.  O núcleo central é duplamente constituído pelo antropocentrismo e pelo especismo antropocêntrico, ao passo que os elementos periféricos correspondem ao carnismo, à educação especista, aos macro-relatos sobre a carne e os laticínios e, finalmente, às características que são próprias de certo modo de fazer e de pensar o ativismo nos coletivos veganos. Neste artigo desenvolveremos as redes de significação que constituem o carnismo e a educação especista.

 

[1] É importante enfatizar a expressão carne “de vaca” e não “bovina”, já que a primeira opção faz referência ao indivíduo ao qual pertence esta carne, enquanto que a segunda opção o sepulta através de um termo homogeneizante que apenas dá conta de sua espécie.

Biografia do Autor

  • Alexandra X. C. Navarro

    Doctora en Comunicación, y becaria posdoctoral por el Centro de Estudios Sociales de América Latina del CONICET

Referências

Aboglio, A. (2009).Veganismo, práctica de justicia e igualdad. Buenos Aires: Editorial De los Cuatro Vientos.

Aboglio, A. M. (2016).Evolución del cerebro y consumo cárnico. Recuperado de http://anyaboglio.com/evolucion-del-cerebro-y-consumo-carnico/#.Vipyun3dV0w.gmail

Aboglio, A. (2016). Evolución del cerebro y consumo cárnico. Recuperado dehttp://anyaboglio.com/evolucion-del-cerebro-y-consumo-carnico/#.Vipyun3dV0w.gmail

Abric, J. C. (1976). Jeux, Conflits et représentations sociales, thèse d'Etat, Aix-en-Prvence, Université de Provence. Citado por ABRIC, J. C. (2001). Prácticas Sociales y representaciones. Coyoacán, México: Ediciones Coyoacán, colección Filosofía y Cultura Contemporánea.

Abric, J. C. (1987). Coopération, Compétition et representations sociales, Cousset: Del Val. Citado por ABRIC, J. C. (2001). Prácticas Sociales y representaciones. Coyoacán, México: Ediciones Coyoacán, colección Filosofía y Cultura Contemporánea.

Abric, J. C. (2001). Prácticas Sociales y representaciones. Coyoacán, México: Ediciones Coyoacán, colección Filosofía y Cultura Contemporánea.

Araya Umaña, S. (2002).Las representaciones sociales: Ejes teóricos para su discusión. Cuaderno de Ciencias Sociales 127. FLACSO, Sede Académica Costa Rica. Costa Rica.

Barruti, S. (2013). Mal comidos: cómo la industria alimentaria argentina nos está matando. Buenos Aires: Grupo Editorial Planeta.

Bourdieu, P. (2010). El sentido práctico. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores.

Contreras Hernández, J. y Arnáiz, M. G. (comp.). (2005).Alimentación y cultura. Perspectivas antropológicas. Barcelona: Editorial Ariel.

De las trampas de la búsqueda. (2003, 3 de agosto). La Nación. Recuperado de http://www.lanacion.com.ar/516095-de-las-trampas-de-la-busqueda

Dietas vegetarianas (2009, 13 de junio). La Nación. Recuperado de http://www.lanacion.com.ar/1138639-dietas-vegetarianas

Guerrero Azañedo, S. (2013). Charla: Educación Especista; Cómo inculcar un prejuicio. Publicado el 24 de enero 2013 enTVAnimalista.com. Consultado en https://www.youtube.com/watch?v=b1c3j-tKsD0 el 04/02/2015. Desgrabación y paginación propia.

Ibáñez, T. (1988). Ideologías de la vida cotidiana. Barcelona: Editorial Sendai. Citado por Araya Umaña, S. (2002).Las representaciones sociales: Ejes teóricos para su discusión.Cuaderno de Ciencias Sociales 127. FLACSO, Sede Académica Costa Rica. Costa Rica.

Joy, M. (2013).Por qué amamos a los perros, nos comemos a los cerdos y nos vestimos con las vacas. Una introducción al carnismo. Colección LiberÁnima. Madrid: Plaza y Valdés Editores.

Katz, M.; Aguirre, P.; Bruera, M.; (2011).Comer. Puentes entre la alimentación y la cultura.Argentina: Libros del Zorzal.

Las virtudes del repollo. (2005, 09 de agosto). La Nación. Recuperado de http://www.lanacion.com.ar/728488-las-virtudes-del-repollo

Le Breton, D. (2006). El sabor del mundo. Una antropología de los sentidos. Buenos Aires:Ediciones Nueva Visión.

Linzey, A. (1994). Los animales en la Teología. Barcelona: Editorial Herder.

Marková, I. (1996). En busca de las dimensiones epistemológicas de las representaciones sociales. En Páez, D., Blanco A. La teoría sociocultural y la psicología social actual. Madrid, España. Citado por Araya Umaña, S. (2002).Las representaciones sociales: Ejes teóricos para su discusión. Cuaderno de Ciencias Sociales 127. FLACSO, Sede Académica Costa Rica. Costa Rica.

Mello de, A. (1982).El canto del pájaro. Buenos Aires: Editorial Sal Terrae.

Moscovici, S. (1989).Des répresentations collectives aux representations socials: elements pour une histoire. En D. Jodelet (ed). Les Répresentations Sociales. París. Citado por Araya Umaña, S. (2002).Las representaciones sociales: Ejes teóricos para su discusión. Costa Rica: Cuaderno de Ciencias Sociales 127. FLACSO.

________ (1961).La psychanalyse, son image, son public, Paris, PUF, 1961, deuxième édition 1976. Citado en Abric, J. C. (2001). Prácticas Sociales y representaciones. México: Ediciones Coyoacán.

________ (1979).El psicoanálisis, su imagen y su público. Buenos Aires: Editorial Huemul S.A.

Tobin, J. (2005). Todo mito gauchesco que camina va a parar al asador porteño: El asado y la identidad nacional argentina, en Delirios de grandeza: Los mitos argentinos: memoria, identidad, cultura. Rosario: Beatriz Viterbo.

Publicado

2016-05-01

Edição

Seção

DOSSIER: DISCUSIONES EN TORNO A LA UTILIZACIÓN DE LOS ANIMALES NO HUMANOS COMO ALIMENTO

Como Citar

O Carnismo e a educação especista: : redes de significações nas representações sociais que estruturam o especismo antropocêntrico na Argentina. (2016). Revista Latinoamericana De Estudios Críticos Animales, 2(2). https://revistaleca.org/index.php/leca/article/view/208