A violência teológico-política do regime carnívoro

Uma interpretação derridariana sobre a ética animal em Empédocles

Autores

  • Patrick Llored Universidad Jean Moulin Lyon 3, Instituto de investigaciones filosóficas de Lyon (IRPHIL).
  • Cristina Pósleman

Palavras-chave:

ética, filosofia animal, desconstrução, subjetividade, sacrifício

Resumo

A história da filosofia tem esquecido um evento fundamental: o filósofo grego que inventou a ética animal se chama Empédocles, cujo pensamento condiz a uma filosofia animalista que pretende desconstruir o sacrifício do animal. Este pensador, além de ser um especialista na evolução dos animais, criou a primeira filosofia vegan que envolve uma crítica radical de todas as estruturas que incitam a violência em relação aos animais; sendo assim, ele teria sido o primeiro a fazer essa denúncia. Precisamos descobrir este pensador deconstrutivista a partir de outro filósofo animalista: Derrida, cujos conceitos podem ser interpretados à luz do pensamento libertador de Empédocles. A força de sua filosofia animal esclarece nosso presente.

Referências

Bollack, Jean, Les purifications. Un projet de paix universelle, Paris, Editions du Seuil, 2003.

Derrida, Jacques, Force de loi. Le « fondement mystique de l’autorité », Paris, Galilée, 1994.

Derrida, Jacques, Apories. Mourir-s’attendre aux limites de la vérité, Paris, Galilée, 1996.

Derrida, Jacques, Foi et savoir. Les deux sources de la « religion » aux limites de la simple raison, Paris, Editions du Seuil, 2001.

Publicado

2016-05-01

Edição

Seção

DOSSIER: DISCUSIONES EN TORNO A LA UTILIZACIÓN DE LOS ANIMALES NO HUMANOS COMO ALIMENTO

Como Citar

A violência teológico-política do regime carnívoro: Uma interpretação derridariana sobre a ética animal em Empédocles. (2016). Revista Latinoamericana De Estudios Críticos Animales, 2(2). https://revistaleca.org/index.php/leca/article/view/206