As metamorphoses of Narcissus:
uma releitura de Muerte de Narciso a partir dos olhares animais
Palavras-chave:
Narciso, olhar, perspectivismo, metamorfoseResumo
Este artigo explora o poema Muerte de Narciso (1937) de José Lezama Lima, desde uma lente ignorada pela crítica: a presença de alguns animais. Esta interpretação começa lendo Narciso junto às figuras míticas de Echo e Actaeon e propõe que o personagem principal em Muerte de Narciso reconhece que ele não é o único ser capaz de olhar. Portanto, baseando-me no “perspectivismo” de Viveiros de Castro, este artigo conclui que o poema de Lezama Lima pode ser lido como um texto acerca do Anti-Narciso, ou seja, como uma releitura do Narciso clássico, releitura na qual Narciso não olha somente a si mesmo no reflexo da água, mas também observa ali os olhares de outros animais compreende, assim, que o lugar do homem no cosmos é instável.
Referências
Beaupied, A. (1997). El lenguaje del deseoso en la obra de José Lezama Lima. En A. Beaupied, Narciso hermético. Sor Juana Inés de la Cruz y José Lezama Lima. Liverpool: Liverpool University Press.
Benvegnù, D. (2015). Images of Narcissus: Figuring Identity in José Lezama Lima and Pier Paolo Pasolini. Comparative Literature Studies, 52 (4), 818-842.
Cascardi, A. J. (1977) “Reference in Lezama Lima’s Muerte de Narciso”. Journal of Spanish Studies: Twentieth Century, 5 (1), 5-11.
Derrida, J. (2008). El animal que luego estoy si(gui)endo. Buenos Aires: Trotta.
Feldherr, A. (2002). Metamorphosis in the Metamorphoses. En P. Hardie (Ed.), The Cambridge Companion to Ovid. Cambridge: Cambridge University Press.
Fernández Corte, J. C. y Cantó Llorca, J. (2008). “Introducción”. En: Publio Ovidio Nasón, Metamorfosis. Libros I-IV (pp. 7-226). Madrid: Gredos.
Heller, B. (1997). “Encountering Ancestors: A Game of Mirrors”. En B. Heller, Assimilation / Generation / Resurrection. Contrapuntal Readings in the Poetry of José Lezama Lima. Lewisburg: Bucknell University Press.
Lezama Lima, J. (1981). “Muerte de Narciso”. En: J. Lezama Lima, El reino de la imagen (pp. 3-6). Caracas: Ayacucho, 1981.
Lutz, R. (1984). The Inseparability of Opposites in José Lezama Lima’s Muerte de Narciso. Kentucky Romance Quarterly, 31(3), 329-339.
Morales Saravia, J. (1995). Muerte de Narciso de José Lezama Lima: el secreto de la subjetividad desenmascarada. Neue Romania: Veröffentlichungsreihe des Studienbereiches Neue Romania des Instituts für Romanische Philologie der Freie Universität Berlin, (16), 85-128.
Publio Ovidio Nasón. (2008). Metamorfosis. Libros I-IV. Madrid: Gredos.
Robyn, I. (2015). Entre labios y ojos desligados. Vanguardia y artes visuales en Muerte de Narciso, de José Lezama Lima. Revista Iberoamericana, 81 (250), 293-314.
Viveiros de Castro, E. (2010). Metafísicas caníbales. Buenos Aires: Katz.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
La Revista Latinoamericana de Estudios Críticos Animales con ISSN 2346-920X se adhiere a las diferentes iniciativas que promueven el acceso libre al conocimiento, por lo que todos los contenidos de la misma son de acceso libre y gratuito y publicados bajo la licencia Creative Commons, que permite su difusión pero impide la alteración de la obra e incluye siempre mención al autor/a y fuente.
Es decir, una licencia de tipo Atribución-NoComercial-SinObraDerivada.
Por ello, los correos electrónicos de los autores se encontrarán a disposición de los lectores, en caso de que deseen contactarlos personalmente.