Negarse a hablar
La ética del silencio animal y el sacrificio en Coetzee y Derrida
Palavras-chave:
Coetzee, Derrida, Animais, Sacrifício, Silêncio, ÉticaResumo
Elizabeth Costello, de J.M. Coetzee, interpreta o silencia animal como uma forma de resistência à exploração humana. Esse ensaio interroga a interpretação do silêncio dos animais de Elizabeth Costello, mediante à exploração do papel de tal silencio na construção do sujeito humano através de sua finitude constitutiva. Considero três interlocuções /protagonistas textuais - Elizabeth Costello em "A vida dos animais", Derrida em "O animal que logo sou" e David Lurie em "Desgraça" -, que estão interessados, inclusive comprometidos, na relação entre o particular potencial resistente do silêncio animal e sua própria mortalidade como seres humanos, autobiograficamente falando. Sustento que a intersecção entre o silêncio não humano e a mortalidade humana deve ser entendida através do conceito de sacrifício que, como minha leitura de Derrida demonstra, desestabiliza qualquer interpretação do silêncio animal como autonomamente resistente. Através dessa relação entre silêncio e sacrifício, busco re-situar a ética de "Desgraça" e, especialmente, descentrar a voz de David Lurie como o coração ético da narrativa, apresentando uma revisão significativa das leituras previas do romance. Se bem que muita da atenção crítica tem afirmado que a aparente expansão da imaginação compreensiva de Lurie em suas interações com cães assinala seu desenvolvimento como um ser ético, meu argumento situa a ética do romance não na voz de David Lurie, mas nos muitos silêncios significativos, tanto humanos como animais, presentes no texto.
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