A coragem da verdade: quando um cão diz mais do que mil palavras / Negro matapacos: De parceiro de protesto estudantil a símbolo de luta e resistência em manifestações chilenas
Palavras-chave:
Negro Matapacos, protestos, Chile, cãesResumo
A imagem de um cão preto com um lenço vermelho no pescoço está espalhada por todo o Chile após a recente crise social que começou em outubro de 2019. É um canino de rua chamado Negro Matapacos, que, embora tenha se tornado conhecido Nas redes sociais após as manifestações estudantis em 2011, hoje é reconhecido nacional e internacionalmente como um símbolo de luta em protestos sociais por direitos e também como um símbolo de resistência contra a repressão estatal. Mas seria tratada a massificação da imagem de simples tributos desse cão? Ou poderia ser uma quebra de paradigmas à medida que nos manifestamos, nos sentimos identificados com aqueles cães que nos acompanham nas ruas? Talvez seja sobre isso: eles nos abandonaram, nos tratam como cães e nas ruas temos o direito de latir.
Referências
Introducción
Diogenes Laercio (2008). Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Brasília: Editora UNB.
Foucault, Michel (2011). A coragem da verdade. São Paulo: Martins Fontes.
Texto-imagen
Billy, Anania. (2019). The Cop-Attacking Chilean Dog Who Became a Wordwide Symbol of Protest. Recuperado de: https://hyperallergic.com/526687/negro-matapacos-chilean-protest-dog/.
En Marcha Films. (2013 diciembre, 23) Documental Matapaco. Recuperado de: https://youtu.be/wiEFhAAWCiw.
Kafka, Franz. (2010). Investigaciones de un perro. En La Metamorfosis y otros relatos de animales. (p.145-185). Barcelona: Espasa Libros.
Salazar, Gabriel. (2019). El «reventón social» en Chile: una mirada histórica. Recuperado de: https://ciperchile.cl/2019/10/27/el-reventon-social-en-chile-una-mirada-historica/.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
La Revista Latinoamericana de Estudios Críticos Animales con ISSN 2346-920X se adhiere a las diferentes iniciativas que promueven el acceso libre al conocimiento, por lo que todos los contenidos de la misma son de acceso libre y gratuito y publicados bajo la licencia Creative Commons, que permite su difusión pero impide la alteración de la obra e incluye siempre mención al autor/a y fuente.
Es decir, una licencia de tipo Atribución-NoComercial-SinObraDerivada.
Por ello, los correos electrónicos de los autores se encontrarán a disposición de los lectores, en caso de que deseen contactarlos personalmente.