Sobre a alegada contradição performativa na ética animal:
sobre le complexe de trois singes de Étienne Bimbenet
Palavras-chave:
ética animal, sensocentrismo, contradição performativa, Bimbenet ÉtienneResumo
Neste trabalho, tentaremos fornecer uma análise da rejeição de Étienne Bimbenet à ética animal sensocêntrica. Na seção 1, apresentaremos os principais pontos do livro, entre os quais nos concentraremos naquele segundo o qual a ética animal comete uma contradição performativa. Na seção 2, identificaremos a base sobre a qual Bimbenet se baseia para fazer essa acusação: a afirmação, alegadamente feita por Donaldson e Kymlicka, de que a razão humana "não é essencial" para a ética - o que contradiria o fato de sua proposta ser, em si mesma, uma atividade racional. Dado que tudo o que os autores estão fazendo nas passagens que Bimbenet critica é distinguir as condições para ser objeto de consideração moral daquelas para ser um sujeito moral, buscaremos, na seção 3, mais evidências da contradição. Como vamos argumentar, uma leitura mais profunda da proposta de Donaldson e Kymlicka mostra que eles estão conscientes do caráter intelectual de seu trabalho.
Referências
Apel, Karl-Otto (1975), " El problema de la fundamentaclón última filosófica a la luz de una pragmática trascendental del lenguaje", Dianoia, vol. 21, no. 21, 1975.
Bimbenet, Étienne (2015), L’invention du réalisme, Paris, Éditions du Cerf.
Bimbenet, Étienne (2017), Le complexe des trois singes, Paris, Éditions du Seuil.
Donaldson y Kymlicka (2011), Zoopolis. A Political Theory of Animal Rights, Oxford, Oxford University Press.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
La Revista Latinoamericana de Estudios Críticos Animales con ISSN 2346-920X se adhiere a las diferentes iniciativas que promueven el acceso libre al conocimiento, por lo que todos los contenidos de la misma son de acceso libre y gratuito y publicados bajo la licencia Creative Commons, que permite su difusión pero impide la alteración de la obra e incluye siempre mención al autor/a y fuente.
Es decir, una licencia de tipo Atribución-NoComercial-SinObraDerivada.
Por ello, los correos electrónicos de los autores se encontrarán a disposición de los lectores, en caso de que deseen contactarlos personalmente.