Monstruosidade, animalidade, humanidade:

rumo a uma condiçao póshumana em patas de perro de Carlos Droguett

Autores

  • Francisco Serratos

Palavras-chave:

monstruosidade, animalidade, humanismo, pós-humanismo

Resumo

O romance Patas de perro do chileno Carlos Droguett põe em interdito o binômio humanismo/anti-humanismo com o personagem principal chamado Bobi, um menino que nasceu com um corpo que é metade cachorro, metade humano. Em sua corporalidade se dirimem os discursos normativos representados pela pedagogia, a medicina e o jurídico que definem e separam o humano do animal, o normal do anormal. Ao longo da história, estes discursos são encarnados por diferentes personagens que tentam explicar e conter Bobi, mas este, incapaz de se identificar com o humano, foge a uma condição pós-humana que lhe permite se sentir aceito em uma comunidade. Retomando conceitos sobre monstruosidade, animalidade e humanidade, este texto, através de Foucault e Braidotti, explica como se manifestam aqueles discursos no romance e como as instituições normativas tentam impor uma ideia corretiva do monstruoso, do animal e do humano.

Biografia do Autor

  • Francisco Serratos

    Doctor en Estudios Latinoamericanos por la Arizona State University. Washington State University, School of Languages, Culture, and Race

Referências

Aránguiz Pinto, Santiago (2007). Escritura, vocación y compromiso ideológico en Carlos Droguett: la ‘conciencia crítica’ de los narradores chilenos. Acta Literaria, 35 (II Sem), pp. 137-155.

Braidotti, Rosi (2013). The Potsthuman. Cambridge: Polity Press.

Cavalieri, Paola (2008). A Missed Opportunity: Humanism, Anti-Humanism and the Animal Question. En Jodey Castricano. Animal Subjects: An Ethical Reader in a Posthuman World (pp. 97-123). Ontario: Wilfrid Laurier UP.

Centre des Recherches Latino-Américaines de Poitiers (mayo 1983). Coloquio Internacional sobre la obra de Carlos Droguett. Poitiers.

Cook, Deborah (2018). Adorno, Foucault, and the Critique of the West. Nueva York: Verso.

Davis, Mike (2017). Planet of Slums. Nueva York: Verso.

Droguett, Carlos (2016). Patas de perro. México: Malpaso.

Foucault, Michel (2016). Las palabras y las cosas: una arqueología de las ciencias humanas. México: siglo XXI.

— (2003). Abnormal: Lectures at the College de France, 1974-1975. Nueva York: Picador.

Lomelí, Francisco (1983). La novelística de Carlos Droguett: Poética de la obsesión y el martirio. Madrid: Playor.

Meruane, Lina (2016). “Prólogo: patas por delante”. En Carlos Droguett. Patas de perro (pp. 5-18). México: Malpaso.

Morton, Timothy (2017). Humankind: Solidarity with Nonhuman People. Nueva York: Verso.

Noriega, Teobaldo A (1983). La novelístia de Carlos Droguett: aventura y compromiso. Madrid: Editorial Pliegos.

Rodríguez Ferrer, Rocío (2011). “Sobre reescritura y vigencia de la picaresca en la narrativa hispanoamericana: Patas de perro de Carlos Droguett”. Acta Literaria, 43 (II Sem), pp 9-25.

Shaw, Donald. L (1999). Nueva Narrativa hispanoamericana. Boom. Postboom. Posmodernismo. Madrid: Cátedra.

Wolfe, Cary (2010). What is Posthumanism? Minneapolis: Minnesota UP.

Wright, Alexa (2013). Monstrosity: The Human Monster in the Visual Culture. Londres: B. Tauris.

Publicado

2019-12-01

Edição

Seção

ARTIGOS ECAs

Como Citar

Monstruosidade, animalidade, humanidade:: rumo a uma condiçao póshumana em patas de perro de Carlos Droguett. (2019). Revista Latinoamericana De Estudios Críticos Animales, 6(2). https://revistaleca.org/index.php/leca/article/view/252