A moral da história
Palavras-chave:
fotografía, especismo, moral, fantasiaResumo
O projeto fotográfico Manifesto Animal busca discutir sobre especismo sem registrar diretamente a realidade às quais são submetidos os animais da indústria de alimentos. Como nas fábulas da literatura, as fotografias contam histórias fantasiosas. Elas dão vida a novos mundos, regidos por suas próprias leis, que procuram provocar nossa percepção da realidade. Embora francamente imaginadas, essas histórias estão comprometidas com questões políticas. Em um mundo multicultural, a fotografia contemporânea admite múltiplas verdades e se reinventa poeticamente, permitindo-se forjar os fatos a partir de elementos intrínsecos à linguagem fotográfica.
Este ensaio experimenta olhares para a exploração animal a partir do uso da fotografia como linguagem expressiva e revela sua verdade baseada numa percepção pessoal e subjetiva. Como nos contos infantis, a fantasia costura pontos de encontro com a realidade vivida através da representação simbólica. Embora tenham personagens, cenários e dilemas distintos, as fábulas têm algo em comum: a moral da história. Do mesmo modo, neste projeto as imagens contêm histórias em si mesmas e o fio condutor da narrativa é a discussão sobre o especismo - questionando a nossa moralidade e propondo um debate ético em torno da exploração animal, onde compreendemos por moral um conjunto de valores de conduta que orientam nosso comportamento social e ética como ligada ao caráter e não à convenção.
Apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação com habilitação em Jornalismo na Universidade Federal da Bahia (Brasil) o projeto está em processo, buscando se aprofundar nas pesquisas em veganismo e fotografia, para somar à luta pela libertação animal com esperança de que os animais não humanos também possam viver felizes para sempre.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
La Revista Latinoamericana de Estudios Críticos Animales con ISSN 2346-920X se adhiere a las diferentes iniciativas que promueven el acceso libre al conocimiento, por lo que todos los contenidos de la misma son de acceso libre y gratuito y publicados bajo la licencia Creative Commons, que permite su difusión pero impide la alteración de la obra e incluye siempre mención al autor/a y fuente.
Es decir, una licencia de tipo Atribución-NoComercial-SinObraDerivada.
Por ello, los correos electrónicos de los autores se encontrarán a disposición de los lectores, en caso de que deseen contactarlos personalmente.