Corpo de açúcar:

precariedade e monumento na obra de Kara Walker

Autores

  • José G. Platzeck

Palavras-chave:

Kara Walker, açúcar, monumento, corpo, precariedade

Resumo

O artigo faz uma reflexão em duas partes sobre a instalação “A Subtlety; or the Marvelous Sugar Baby (…)” da artista Kara Walker. A primeira parte se refere ao espaço relativo à produção de açúcar e a segunda se refere ao corpo monumental-precário. Por um lado, analisaremos a relação entre o espaço da refinaria, a produção de açúcar e a gestão produtiva da vida de animais humanos, não-humanos e vegetais; por outro lado, a produção complementar do branco no açúcar, bem como do negro e do animal na vida do escravo.

Biografia do Autor

  • José G. Platzeck

    Licenciado en Letras Modernas por la Universidad Nacional de Córdoba (Argentina). Becario doctoral de CONICET. Centro de Estudios Avanzados (CEA-UNC).

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Publicado

2018-12-01

Edição

Seção

EL ARTE EN EL ANTROPOCENO: POR INTERVENCIONES ESTÉTICO-POLÍTICAS

Como Citar

Corpo de açúcar: : precariedade e monumento na obra de Kara Walker. (2018). Revista Latinoamericana De Estudios Críticos Animales, 5(2). https://revistaleca.org/index.php/leca/article/view/223