O animal se rebela
A voz animal na novela El Portero de Reinaldo Arenas e no conto “Perro (2)” de Griselda Gambaro
Palavras-chave:
Estudos animais, Reinaldo Arenas, Griselda Gambaro, voz animalResumo
O romance El porteiro de Reinaldo Arenas narra a revolta de um grupo de animais que, reunidos de maneira clandestina, evocam suas experiências traumáticas com o humano. A realização de seu plano de fuga ao final do romance representa a possibilidade da utopia ecológica. A história de Gambaro, “Perro (2)”, utiliza um narrador com enfoques internos distintos para recriar a falta de comunicação entre o discurso animal (de um cachorro) e o humano (sua ama). Para extrapolar o silêncio entre as espécies com o qual conclui o conto, é necessário recriar maneiras distintas de comunicação. A partir da análise destes dois textos, este artigo pretende desenvolver duas ideias essenciais que propõem a crítica dos “estudos animais”: a possibilidade da voz animal e sua renovação no campo da cultura.
Referências
Arenas, Reinaldo. El portero. Barcelona, Editorial Tusquets, 2006.
________. El color del verano o nuevo «Jardín de las Delicias». Barcelona, Editorial Tusquets, 1999.
________. El asalto. Barcelona, Editorial Tusquets, 2003.
________. Antes que anochezca. Barcelona, Tusquets Editores, 2008.
________. El color del verano o nuevo «Jardín de las Delicias». Barcelona, Editorial Tusquets, 1999.
Coetzee, J.M. The lives of animals. Princeton, Princeton University Press, 1999.
Epps, Brad. "Proper Conduct: Reinaldo Arenas, Fidel Castro and the Politics of Homosexuality." Journal of the History of Sexuality. 6.2, 1995, pp. 231-283.
Ezquerro, Milagros. "Crisis y posmodernismo", presentado en el Coloquio internacional "Crisis, Apocalipsis y resistencias", Rouen, febrero 2008. En prensa.
Gambaro, Griselda. Los animales salvajes. Buenos Aires, Grupo Editorial Norma, 2006.
Genette, Gérard. Figures III. París, Editions du Seuil, 1972.
Kafka, Franz. Oeuvres complètes II. París, Éditions Gallimard, Bibliothèque de la Pléiade, 1984.
Ocasio, Rafael. Cuba's Political and Sexual Outlaw: Reinaldo Arenas. Gainesville, University Press of Florida, 2003.
Pastoureau, Michel. L’ours. Histoire d’un roi déchu París, Éditions du Séuil, 2007.
Singer, Peter. Animal Liberation. A New Ethics for Our Treatment of Animals. Nueva York, Random House, 1975.
Singer, Peter, Élisabeth de Fontenay y Boris Cyrulnik. Les animaux aussi ont des droits. París, Seuil, 2013.
Soto, Francisco. Reinaldo Arenas: The Pentagonía. Gainesville, University Press of Florida, 1994.
Taboada, Antonio P. "Cómo Vivir En Ningún Sitio: Entrando Y Saliendo Del Exilio Con Reinaldo Arenas." Revista Hispánica Moderna. 55.1, 2002, pp. 168-187.
Uexküll, Jacob von. Mondes animaux et monde humain. Suivi de La théorie de la signification. París, Éditions Denöel, 1965.
Waal, F B. M, Stephen Macedo, Josiah Ober, and Robert Wright. Primates and Philosophers: How Morality Evolved. Princeton, N.J, Princeton University Press,
Weisz, Gabriel. Tinta del Exotismo. México, Fondo de Cultura Económica, 2007.
Zalacaín, Daniel. "[reseña de] El Portero." Hispania. 75.1, 1992, pp. 103-105.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
La Revista Latinoamericana de Estudios Críticos Animales con ISSN 2346-920X se adhiere a las diferentes iniciativas que promueven el acceso libre al conocimiento, por lo que todos los contenidos de la misma son de acceso libre y gratuito y publicados bajo la licencia Creative Commons, que permite su difusión pero impide la alteración de la obra e incluye siempre mención al autor/a y fuente.
Es decir, una licencia de tipo Atribución-NoComercial-SinObraDerivada.
Por ello, los correos electrónicos de los autores se encontrarán a disposición de los lectores, en caso de que deseen contactarlos personalmente.