Um ensaio sobre o aspecto felino de Medusa:
entrecruzamentos entre Duras, Breillat e Telles
Palavras-chave:
autarquia, afirmação, feminilidade, gato, MedusaResumo
Neste ensaio buscamos caracterizar o aspecto felino da autarquia feminina tal que simbolizada pela imagem de Medusa na narrativa La maladie de la mort, de Marguerite Duras, mas também em sua adaptação para o cinema, Anatomie de l’enfer, dirigida por Catherine Breillat. Para tanto, em primeiro lugar, abordamos a dimensão cinematográfica da escrita de Duras, a qual a vincula ao pensamento imagético de Homero e à estética expressionista de inspiração nietzschiana. Em seguida, mostramos os desvios do roteiro de Anatomie de l’enfer no que tange ao pitching de La maladie de la mort para desenvolvermos, na via aberta por Duras, a transversalidade filosófico-literária entre Homero e Breillat no que se refere às imagens de Calypso e de Ulisses. Por outro lado, em comparação a Calypso e através da Olympia de Manet, delineamos o caráter felino da feminilidade medúsica. Finalmente, no intuito de dar ensejo à reflexão acerca da ambivalência da subjetividade afirmativa, analisamos de forma breve o conto Tigrela de Lygia Fagundes Telles.
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