Políticas da visão sobre a vida animal:
a linha que encurrala e a linha que corta
Palavras-chave:
carnofalogocentrismo, zoológico, autópsia, ciência experimentalResumo
Neste texto, propomo-nos investigar o modo através do qual as políticas da visão sobre os animais têm sido desenvolvidas. A partir da análise da autópsia de uma elefanta, que fora realizada diante de Luís XIV (Derrida, 2010), iremos nos deter em algumas transições cruciais como a da transformação da Casa das Feras no moderno Zoológico, a qual pode ser correlacionada à modificação da autópsia real para o teatro anatômico. Finalmente, estas modulações são combinadas na nascente ciência experimental, através da experimentação em animais que ensejam tanto as práticas de dissecção quanto as de vivissecção. O objetivo deste trabalho é reconstruir as afinidades impensadas entre as políticas de encarceramento e as políticas cirúrgicas da animalidade com o intuito de mostrar que os modos de ver, os modos de ter e de dispor dos animais viventes se encontram todos orientados pela curiosidade e justificados pela soberania dos humanos em relação a outras formas de vida.
Referências
Bacon, Francis, Novum Organum o indicaciones relativas a la interpretación de la naturaleza, trad. de dominio público desconocida, disponible en: http://juliobeltran.wikidot.com/nuevo-organo (Fecha de consulta 15/11/2015). Original en inglés: Novum Organum: Or True Suggestions for the Interpretation of Nature, disponible en línea en la página de Proyecto Guttenberg: http://onlinebooks.library.upenn.edu/webbin/gutbook/lookup?num=45988 ((Fecha de consulta 15/11/2015).
Bacon, Francis, Nueva Atlántida, trad. de dominio público desconocida,disponible en línea en: http://getafe.es/wp-content/uploads/Bacon-Francis-La-Nueva-Atl%C3%A1tida.pdf (Fecha de consulta: 15/11/2015). Original en inglés: The New Atlantis, 1628, disponible en línea en la página de Proyecto Guttenberg: http://onlinebooks.library.upenn.edu/webbin/gutbook/lookup?num=2342 (Fecha de consulta 15/11/2015).
Carlino, Andrea, Books of the Body: Anatomical Ritual and Renaissance Learning, University of Chicago Press, Chicago, 1999.
Cavendish, Margaret, The Description of a New World, Called the Blazing-World, impreso por A. Maxwell, Londres, 1668. Disponible en: http://digital.library.upenn.edu/women/
newcastle/blazing/blazing.html (Fecha de consulta 11/11/2015).
Daubenton, Louis-Jean-Marie, “Elephant.” en The Encyclopedia of Diderot & d'Alembert Collaborative Translation Project, trad. M. Eden, University of Michigan Library, 2009 (“Eléphant”, en Encyclopédie ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers, vol. 5, pp. 499–502, Paris, 1755). Traducción propia. Disponible en línea en http://hdl.handle.net/2027/spo.did2222.0000.944 (Fecha de consulta 15/11/2015).
Derrida, Jacques, El animal que luego estoy si(gui)endo, trad. C. de Peretti y C. Rodríguez Marciel, Madrid, Trotta, 2008.
Derrida, Jacques, “Hay que comer, o el cálculo del sujeto” (entrevista con J-L Nancy), trad. V. Gallo y N. Billi en Pensamiento de los confines, Nro 17, dic. 2005.
Derrida, Jacques, Seminario La bestia y el soberano, Vol I, trad. de C. de Peretti y D. Rocha, Buenos Aires, Manantial, 2010.
Donovan, Josephine, “Animal Rights and Feminist Theory”, en Signs, vol. 15, n° 2, University of Chicago Press, p. 365, disponible en línea en: http://www.jstor.org/stable/3174490 (Fecha de consulta: 28/10/2015).
Dotti, Jorge, Pensamiento político moderno. Del Renacimiento a la Ilustración I, Trotta, Valladolid, 1994.
Ellenberger, H. F., Médecines de l'âme. Essais d'histoire de la folie et des guérisons psychiques, París, Fayard, 1995.
Guerrini, Anita, The Courtier's Anatomists: Animals and Humans in Louis XVI's Paris, Chicago, University of Chicago Press, 2015.
Guerrini, Anita, “The Ethics of Animal Experimentation in Seventeenth Century England”, en Journal of the History of Ideas, n° 50, 1989, pp. 391-407.
Haraway, Donna, Testigo_Modesto@Segundo_Milenio. HombreHembra©@ _Conoce_Oncoratón®, trad. H. Torres, Barcelona, Editorial UOC, 2004.
Kantorowicz, Ernst, Los dos cuerpos del rey. Un estudio de teología política medieval, trad. S. Akin y R. Blázquez, Alianza, Madrid (Les Deux Corps du roi, Nueva Jersey, Princeton University Press, 1985).
Kisling, Vernon, Zoo and Aquarium History: Ancient Animal Collections to Zoological Gardens, CRC Press, 2000
Kofman, S., “Conjuring Death: Remarks on The Anatomy Lesson of Doctor Nicolas Tulp (1632)”, en Albrecht, T., Albert, G. y Rottenberg, E. (Eds.), Selected writings, trad. P.-A. Brault, Standford, Standford University Press (“La mort conjurée: Remarques sur la Leçon d'anatomie du docteur Nicolas Tulp, 1632 Mauritshuis, La Haye”, en La Part de l'Æil, n° 11, 1995, pp. 41-45).
Loisel, Gustave, Histoire des ménageries de l'Antiqueté à nos jours, París, Don et Laurens, 1912, 3 vols.
Marin, Louis, Le Portrait du roi, París, Minuit, 1981.
Onna, Alberti, Historia de las concepciones acerca de la vida, ficha de cátedra de Historia Social de la Ciencia y de la Técnica, Facultad de Filosofía y Letras, 2014 Departamento de Historia.
Página web oficial de la exhibición Body Worlds: http://www.bodyworlds.com/en.html (Fecha de consulta 12/11/2015).
Shapin, Steven y Shafferd, Simon, Leviathan and the Air-Pump: Hobbes, Boyle, and the Experimental Life, Nueva Jersey, Princeton University Press, 1985.
Schiebinger, Londa, “Feminine Icons: The Face of Early Modern Science”, en Critical Inquiry, vol. 14, n° 4, verano de 1988, disponible en línea en: http://www.jstor.org/stable/1343667 (Fecha de consulta 27/10/2015).
Ward, Richard, “The Criminal Corpse, Anatomists and the Criminal Law: Parliamentary Attempts to Extend the Dissection of Offenders in Late Eighteenth-Century England” en The Journal of British Studies, n° 54, pp. 64-87, marzo de 2015. Disponible en línea: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4374108/ (Fecha de consulta 07/11/2015).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
La Revista Latinoamericana de Estudios Críticos Animales con ISSN 2346-920X se adhiere a las diferentes iniciativas que promueven el acceso libre al conocimiento, por lo que todos los contenidos de la misma son de acceso libre y gratuito y publicados bajo la licencia Creative Commons, que permite su difusión pero impide la alteración de la obra e incluye siempre mención al autor/a y fuente.
Es decir, una licencia de tipo Atribución-NoComercial-SinObraDerivada.
Por ello, los correos electrónicos de los autores se encontrarán a disposición de los lectores, en caso de que deseen contactarlos personalmente.