"Pensando como uma montanha" e "Sobre um monumento ao pombo"
Palavras-chave:
Aldo Leopold, natureza, progreso, ecología profundoResumo
Aldo Leopold (Iowa 1887–Wisconsin 1948) foi uma reconhecida figura na gestão da fauna e conservação da natureza silvestre nos Estados Unidos, quando o aumento abrupto da população e da industrialização impulsionaram a reflexão sobre os efeitos da ação humana. A Sand County Almanac, obra póstuma na qual dedicou seus últimos anos, reúne ensaios e relatos de sua vida no campo que expressam com grande sensibilidade e lucidez suas meditações sobre a natureza e o progresso. Desde uma concepção não antropocêntrica, o autor propõe uma nova relação dos humanos com o entorno e expande a ética a toda a comunidade biótica. Tanto “Thinking like a Mountain”, um dos seus escritos com maior repercussão, como “On a Monument to the Pigeon” são demonstrações do pensamento de Leopold, considerado precursor da ecologia profunda.
Referências
Scott W. E. (ed.) (1947) Silent Wings. Wisconsin Society for Ornithology. Wisconsin.
Leopold, A. (1949) A Sand County Almanac and Sketches Here and There. Oxford University Press. Oxford (2017). Oxford Dictionary. Recuperado de: https://www.oxforddictionaries.com/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
La Revista Latinoamericana de Estudios Críticos Animales con ISSN 2346-920X se adhiere a las diferentes iniciativas que promueven el acceso libre al conocimiento, por lo que todos los contenidos de la misma son de acceso libre y gratuito y publicados bajo la licencia Creative Commons, que permite su difusión pero impide la alteración de la obra e incluye siempre mención al autor/a y fuente.
Es decir, una licencia de tipo Atribución-NoComercial-SinObraDerivada.
Por ello, los correos electrónicos de los autores se encontrarán a disposición de los lectores, en caso de que deseen contactarlos personalmente.