Violência e especismo na Costa Rica: a ética antiespecista como proposta de mudança social
Palavras-chave:
especismo, antiespecismo, igualitarismo, ética antiespecista.Resumo
O artigo traz uma abordagem do especismo como posição hegemônica e suas implicações para a vida dos animais não humanos. Diante dessa ideologia, propõe-se, posteriormente, a incorporação do igualitarismo, abordado por Horta (2019), bem como o conceito de vulnerabilidade, atribuído ao contexto dos animais não humanos, proposto por Martin (2021), como alternativas à ideologia especista hegemônica. Faz-se referência a como o especismo pode ser correlacionado com práticas humanas violentas no contexto costarri- quenho, bem como a perpetuação de comportamentos especistas, promovidos a partir de um sistema educacional que normaliza o consumo de animais não humanos. Conclui-se com as contribuições do feminismo na construção de uma ética antiespecista que respon- da às práticas opressivas interseccionais.
Referências
Adams, C. (2016). La política sexual de la carne: Una teoría crítica feminista vegetariana. Ochodoscuatro Ediciones. Disponible en: https://ochodoscuatroediciones.org/libro/ la-politica-sexual-la-carne/.
Ayala, O. (2013). “La deconstrucción como movimiento de transformación”. Ciencia, Do- cencia y Tecnología, 24 (47), 79-93.
Bovenverk, B. & Keulartz, J. (2016). “Animal Ethics in the Age of Humans. Blurring Boundaries in Human-Animal Relationships”. The International Library of Envi- ronmental, Agricultural and Food Ethics.
Cochrane, A. (2013). Cosmozoopolis: The Case Against Group-Differentiated Animal Rights. University of Sheffield.
Derrida, J. (1997). “Una filosofía deconstructiva”. Zona Erógena, 35.
Donaldson, S. & Kymlicka. (2018). Zoopolis. Una revolución animalista. Errata Naturae. Fernández-Armesto, F. (2008). Breve historia de la humanidad. Zeta Bolsillo.
Guerra, L. (2019). El Feminismo Antiespecista nos viene a incomodar. FLACSO.
Horta, O. (2019). “Igualitarismo y Ética Animal”. En Aguilera Dreyse, Lecaros, Valdés Meza (eds.) Ética Animal: Fundamentos empíricos, teóricos y dimensión práctica. Universidad Pontificia de Comillas. Madrid.
Horta, O. (2020). Igualdad para todos los seres sintientes: en defensa de Comozoópolis contra Zoópolis. Conferencia virtual. Disponible en: https://www.youtube.com/ watch?v=6QSOLUVob_I&ab_channel=LorenaBilicic.
Joy, M. (2010). Why we love dogs, eat pigs and wear cows: An introduction to carnism, the belief system that enables us to eat some animals and not others. Conari.
Martin, A. (2021). “Animal Vulnerability and its Ethical Implications: An Exploration”. Journal of Applied Philosophy, 38 (2), 196-215. doi: 10.1111/japp.12390. Ministerio de Educación Pública (2014). Propuesta educativa en Bienestar Animal. Recuperado de: https://www.mep.go.cr/sites/default/files/page/adjuntos/propuesta-
educativa-bienestar-animal.pdf.
May, J. & Kumar, V. (2022). “Harnessing Moral Psychology to Reduce Meat Consump- tion”. Journal of the American Philosophical Association. 9, (2), pp. 367-387. doi: https://doi.org/10.1017/apa.2022.2
Vázquez, R. y Valencia, A. (2016). “La creciente importancia de los debates antiespecistas en la teoría política contemporánea: del bienestarismo al abolicionismo”. Revista Española de Ciencia Política, 42, 149-166. http://dx.doi.org/10.21308/recp.42.06.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Latinoamericana de Estudios Críticos Animales
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
La Revista Latinoamericana de Estudios Críticos Animales con ISSN 2346-920X se adhiere a las diferentes iniciativas que promueven el acceso libre al conocimiento, por lo que todos los contenidos de la misma son de acceso libre y gratuito y publicados bajo la licencia Creative Commons, que permite su difusión pero impide la alteración de la obra e incluye siempre mención al autor/a y fuente.
Es decir, una licencia de tipo Atribución-NoComercial-SinObraDerivada.
Por ello, los correos electrónicos de los autores se encontrarán a disposición de los lectores, en caso de que deseen contactarlos personalmente.