Pontos críticos e possibilidades de melhoria no uso de equídeos pela medicina moderna
Palavras-chave:
bem-estar animal, experimentação animal, regulamentação, senciênciaResumo
Animais são comumente utilizados para ensino e pesquisa. O uso de equídeos para a medicina é mais um caso de utilização de animais, sendo que a cadeia de criação, manutenção e utilização de indivíduos é grande, mas quase esquecida. O objetivo deste artigo é apresentar pontos críticos existentes na criação e no uso de equídeos para a medicina moderna, a saber: a visão dos animais como objetos; o uso de animais envolvendo baixos graus de bem-estar; a falta de critérios técnicos oficiais para garantir graus aceitáveis de bem-estar; a falta de transparência; bem como as limitações do uso de animais e falta de aplicação de métodos alternativos. A visão dos animais como sujeitos; seu uso condizente com altos graus de bem-estar; a existência de critérios técnicos oficiais para garantir graus aceitáveis de bem-estar; a transparência e a perspectiva de utilização de alternativas são formas de melhoria dos pontos críticos identificados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Latinoamericana de Estudios Críticos Animales
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
La Revista Latinoamericana de Estudios Críticos Animales con ISSN 2346-920X se adhiere a las diferentes iniciativas que promueven el acceso libre al conocimiento, por lo que todos los contenidos de la misma son de acceso libre y gratuito y publicados bajo la licencia Creative Commons, que permite su difusión pero impide la alteración de la obra e incluye siempre mención al autor/a y fuente.
Es decir, una licencia de tipo Atribución-NoComercial-SinObraDerivada.
Por ello, los correos electrónicos de los autores se encontrarán a disposición de los lectores, en caso de que deseen contactarlos personalmente.