Sacrifício e comunidade
O animal como parergon
Palavras-chave:
biopolítica, sustentabilidade, especismo, parergonResumo
O objetivo principal deste trabalho é apresentar a relação de exclusão/inclusão que a cultura ocidental mantém quanto aos animais não-humanos. Como prova da exclusão, na primeira parte são mencionadas as propriedades que os sistemas filosóficos tradicionais postularam como sendo exclusivas do humano, e são apresentados estudos etológicos que demonstram o arbitrário dessa pretensão. Na segunda parte, é explicitada a violenta e sub-reptícia inclusão do animal na comunidade humana em práticas tais como a investigação biomédica e a pecuária, e questionada sua suposta naturalidade, necessidade e sustentabilidade. Alega-se que essas práticas devem ser concebidas no âmbito da biopolítica, enquanto modos de produzir, gerir e tirar a vida baseados em uma concepção antropocêntrica que considera o animal (e a natureza em geral) como produto a disposição para satisfazer “necessidades” humanas. Finalmente, propõe-se que o conceito de parergon, tal e qual Jacques Derrida desenvolve em A verdade em pintura (1978), permite expressar a relação de exclusão/inclusão da animalidade que orienta o artigo, e refletir sobre as aporias que implica pensar uma hospitalidade incondicional para com o vivente em geral.
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