Esta é uma versão desatualizada publicada em 2024-03-30. Leia a versão mais recente.

ELÍPTICAS, IMPLÍCITAS, OCULTAS

Autores

  • Cecilia Cavalieri

Palavras-chave:

leite, reprodução, Balinha, Lactationoceno

Resumo

Balinha é uma vaca gorda, tetuda, mansa e macia. Karvadi é "um touro de impressionante conformação corporal, extraordinária qualidade racial". Ambos foram ordenhados e amados, mas depois de um encontro na pólis grega, algo mudou suas vidas para sempre. Esta é uma história-manifesto, essencialmente incompleta e inacabada; uma longa nota de rodapé que alude à carga mental, um texto escultórico, pesado, pensado-com outras mamíferas, que escrevemos nossas histórias do fundo do poço. E o fundo do poço tem algo de horizontal. No fundo do poço somos todas musgo, somos úmidas. Damos leite, logo existimos. Por meio de uma inflexão multidisciplinar com as ciências e os estudos feministas, esta história busca – e encontra! – algumas pistas da violência perpetrada sobre corpas humanas e extra-humanas implicadas na reprodução e no aleitamento.

Biografia do Autor

  • Cecilia Cavalieri

    Cecilia Cavalieri é artista visual e pesquisadora, cosmotransfeminista, antihumanista e mãe suficientemente boa. Mestra em Artes Visuais [PPGArtes / UERJ] e doutoranda em em Linguagens Visuais [PPGAV / UFRJ] com estágio doutoral no laboratório de Sociologia e Filosofia Política da Université Paris-Nanterre. A prática contrafilosófica e especulativa é ponto de partida para vídeos, esculturas, textos, instalações e dispositivos contracoloniais de discurso que relacionam arte, natureza, economia/ecologia, maternidade e animalidade. Sua pesquisa recente propõe exercícios inter/multiespecíficos de especulação e de fabulação cosmopoética com outras fêmeas e com espíritos de animais extintos em diálogo crítico com os processos de subalternização desses e de outros corpos no Faloceno, como a série em torno da coisa leite-língua no território espelhado da Via Lactea.

Referências

Almeida, Rodrigo de; SILVA, Delma Fabíola Ferreira da. Por que vacas leiteiras deixam seus rebanhos. MilkPoint, [s. l.], jan. 2009. Disponível em: https://www.milkpoint.com.br/ artigos/producao-de-leite/por-que-vacas-leiteiras-deixam-seus-rebanhos-50906n.aspx. Acesso em: 24 nov. 2023.

Guimarães, Anita Soares Barbosa et al. Desempenho de vacas doadoras zebuínas (Bosindicus) e taurinas (Bos taurus) na produção de embrião in vitro. Rev. Bras. Saúde Prod. Anim., Salvador, v. 21, n. 1, p. 1-11, 2020. Disponível: https://www.scielo.br/j/rbspa/a/5HnLDswvhcVtnyZM4WTvz4q/?lang=en. Acesso em: 24 nov. 2023.

Schulz, Josiane. Vitelo Tropical pode ser alternativa de renda para produtor de leite. MilkPoint, [s. l.], abr. 2001. Disponível em: https://www.milkpoint.com.br/noticias-e-mercado/giro-noticias/vitelo-tropical-pode-ser-alternativa-de-renda-para-produtor-de-leite-12625n.aspx. Acesso em: 24 nov. 2023.

Silva, Maria Gizele da. Leite barato leva vacas holandesas ao frigorífico. Gazeta do Povo, [s. l.], 6 out. 2008. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/agronegocio/agricultura/leite-barato-leva-vacas-holandesas-ao-frigorifico-333189rvf1hdnmiv0jbkwctlo/. Acesso em: 24 nov. 2022

Downloads

Publicado

2024-03-30

Versões

Edição

Seção

Feminismos y Ecosofías: encuentros multiespecies

Como Citar

ELÍPTICAS, IMPLÍCITAS, OCULTAS. (2024). Revista Latinoamericana De Estudios Críticos Animales, 10(1). https://revistaleca.org/index.php/leca/article/view/420