O apelo a não violência em Levinas:
Religião e relação entre animais humanos e não humanos
Palavras-chave:
religião, antropocentrismo, alteridade, rosto, LevinasResumo
No presente texto são discutidos o imperativo “não matarás” e a resistência do olhar ao poder de poder dos humanos. O reconhecimento de uma particularidade do outro humano e a escuta de um apelo que emana do seu rosto são discutidos por Levinas, que defende a religião, uma relação originária anterior a qualquer assimilação ou imposição de uma determinação ao outro. A ética da religião levinasiana é o ponto de partida para pensarmos relações de alteridade e mecanismos de poder não somente entre humanos, mas entre viventes humanos ou não, garantindo-lhes a evocação do olhar que emite o apelo da não violência. O objetivo da reflexão é a desnaturalização de representações que encaminhe para a suspensão dos modos antropocêntricos de dominação do outro.
Referências
Armstrong, Susan J.; Botzler, Richard G. (org). Anthropocentrism. Environmental ethics: divergence and convergence. New York: McGraw-Hill, 2004.
Braz, E. A.; Andrade, A. C. (2011). A ética da alteridade em Levinas: a lição do rosto do outro que clama por responsabilidade. Rhema Revista de Filosofia e Teologia. 15 (48/49/50), 29-40.
Calixto, P. (2016). Infinito, ética e alteridade: Levinas. Revista Ética e Filosofia Política. 1 (XIX), 136-147.
Campos, L. (2017) Racismo em três dimensões: umaabordagem realista-crítica. Revista brasileira de ciências sociais. V.32, n.95, pp.1-19.
Derrida, J. (2004). Adeus a Emmanuel Levinas. São Paulo: Perspectiva.
__________. (2011). O animal que logo sou. Trad. Fábio Landa. 2ed. São Paulo: Editora Unesp.
Dobzhansky, T. (1956) A evolução humana. Revista de antropologia, v.4, n.2, pp.97-102.
Harari, Y. N. (2015). Sapiens: uma breve história da humanidade. Trad. Janaína Marcoantonio. Editora J&PM.
Jordan, C. (2009). Midway: message from the Gyre. Filme. 1:37:20min. Disponível em: https://www.albatrossthefilm.com/, acessado em 02 de julho de 2018.
Leakey, R. (1997) A origem da espécie humana. Rio de Janeiro: Rocco.
Levinas, E. (2004). Entre nós: ensaios sobre a alteridade. 3ª ed. Trad. Pergentino Stefano Pivatto et al. Petrópolis/RJ: Vozes.
__________. (1988). Totalidade e infinito. Trad. José Pinto Ribeiro. Lisboa: Edições 70.
__________. (1993). Humanismo do outro homem. Petrópolis: Vozes.
__________. (1982). Ética e infinito. Lisboa: Edições 70.
Machado, R.; Ramos, M. (2016). A noção de rosto em Emmanuel Levinas. Revista Lampejo, 5 (2),14-26.
Melo, H.B. (1999). O rosto do outro: a morada como acolhimento em Lévinas. Síntese – Revista de Filosofia, 26(84), 119-126.
Rodrigues, T.S. (2016). A noção de rosto em Emmanuel Levinas. Revista InterEspaço, 2(6), 396-407.
Rousseau, J-J. (1989). Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Brasília: Ed.UnB; São Paulo: Ática.
Ryder, R. (2008). Vítimas da ciência. Trad. Sônia T. Felipe. Pensata animal, no II, n.16.
Sales, M. (2005). O rosto do outro como fundamento ético em Emmanuel Lévinas. Revista Reflexão, Campinas, 30(88), 105-126.
Singer, P. (2010). Libertação animal. Trad. Marly Winckler. São Paulo: Martins Fontes.
Tyler, T. (2011). Como água na Água. en: M.E. MACIEL (org). Pensar/escrever o animal: ensaios de zoopoética e biopolítica. (p.55-73). Florianópolis: Edusc.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
La Revista Latinoamericana de Estudios Críticos Animales con ISSN 2346-920X se adhiere a las diferentes iniciativas que promueven el acceso libre al conocimiento, por lo que todos los contenidos de la misma son de acceso libre y gratuito y publicados bajo la licencia Creative Commons, que permite su difusión pero impide la alteración de la obra e incluye siempre mención al autor/a y fuente.
Es decir, una licencia de tipo Atribución-NoComercial-SinObraDerivada.
Por ello, los correos electrónicos de los autores se encontrarán a disposición de los lectores, en caso de que deseen contactarlos personalmente.