Submissão
Condições para submissão
Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.
- Seu artigo é ORIGINAL, não foi publicado previamente e nem apresentado para avaliação simultânea em outra revista.
- Sua última contribuição a nossa Revista como autor.a.e aconteceu há mais de dois anos.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.DOC o .DOCX)
- O artigo deve conter três resumos de no máximo 150 palavras cada um. O mesmo resumo em espanhol, português e em inglês. Acompanhados de 4 palavras-chave cada um, as mesmas em cada resumo. O tipo de fonte utilizada deverá ser Times New Roman 12. Espaçamento de 1.15. Abaixo do título, alinhado à direita em tamanho 11 irá o nome das/dos autoras/es, com uma referência na nota de rodapé que indique:
Máximo título acadêmico alcançado. Faculdade e Universidade (país). Instituição de investigação (se corresponde)
Email: endereço eletrônico. - Seu artigo é ORIGINAL, não foi publicado previamente, nem submetido à avaliação em outra Revista.
- RECORDE QUE O PARECER É DUPLO-CEGO, COM AVALIADORAS/ES EXTERNAS/OS. Os artigos são primeiramente revisados pelo Comitê Editorial, que define se o material se ajusta à política editorial; em seguida, eles são enviados para as/os pareceristas externas/os. Com as duas avaliações, decide-se se o artigo pode ser aceito ou se requer modificações, tal que indicado pelas/os pareceristas. O parecer pode ser: 1) ACEITO 2) CONDICIONADO a: I) Pequenas modificações; II) Revisões amplas 3) NÃO ACEITO Realiza-se a devolução do artigo às/aos autoras/es, com as sugestões e comentários feitos pelas/os pareceristas. Em caso de conflito entre os pareceres, o artigo será enviado para uma/um terceira/o parecerista externa/o. Este parecer será decisivo. Tanto a arbitragem das/os primeiras/os avaliadoras/es quanto da terceira/o parecerista, em caso de requerer-se, serão inapeláveis.
ARTIGOS ECAs
Os artigos podem ser informes de investigação, revisões bibliográficas ou informes sobre temas que coadunam com a temática da Revista. Deverão ser trabalhos originais que não foram publicados em outros meios; com extensão máxima de 25 páginas tamanho A4 (incluindo notas de rodapé e bibliografia), ou 10.000 palavras.
- Ensaios e Artigos
- Dossiê (espaço para discussão de um tema proposto)
- Informes de investigação
ARTE
Espaço destinado à apresentação de todo tipo de produção artística que possa ser difundida em meio digital e que abordem o tema da Revista. Espera-se que essas contribuições sejam inéditas ou sejam apresentadas pela primeira vez na Revista. São bem-vindas fotografias ou obras de arte audiovisual, manifestações ativistas, performances e etc.
As fotografias devem ser enviadas em formato JPG, 300dpi, em alta resolução.
Também estão incluídas nesta seção reflexões sobre produções artísticas desenvolvidas por críticos, artistas, curadores, etc., relacionadas ao(s) animal(is), com extensão máxima de até 12 páginas em tamanho A4 ou 6.000 palavras.
ARTIGOS DOSSIÊ
Os artigos podem ser informes de investigação, revisões bibliográficas ou informes sobre temas que coadunam com a temática da Revista. Deverão ser trabalhos originais que não foram publicados em outros meios; com extensão máxima de 25 páginas tamanho A4 (incluindo notas de rodapé e bibliografia), ou 10.000 palavras.
- Ensaios e Artigos
- Dossiê (espaço para discussão de um tema proposto)
- Informes de investigação
TRADUÇÕES
O idioma da Revista é espanhol e português, mas em cada número admitiremos a publicação de até três artigos estrangeiros, traduzidos para o espanhol ou para o português pela primeira vez em nossa Revista.
O critério de aceite da tradução é o mesmo dos ARTIGOS. O critério de originalidade não alcança a versão original em outro idioma, mas sim a publicação em espanhol ou português apresentada a nossa Revista.
Em cada número será aceita a publicação de até dois artigos em formato bilíngue: espanhol-inglês ou português-inglês. Neste caso, os artigos poderão ser inéditos ou ser uma tradução bilíngue de material já publicado.
DISSERTAÇÕES E TESES
As monografias, dissertações e teses serão recebidas em seu formato original, editadas unicamente em termos de extensão. Devem abordar temas que se voltam e se relacionam com a temática da RELECA, bem como respeitar sua política editorial.
Os trabalhos devem ser originais, aprovados e defendidos. No momento de seu envio, faz-se necessário anexar o parecer emitido pela banca da defesa. O fato da monografia, dissertação ou tese ter sido enviada ao repositório da Universidade na qual foi defendida não é um inconveniente para a sua publicação na RELECA.
Apenas trabalhos com uma extensão máxima de 25.000 palavras serão aceitos.
Se imagens forem utilizadas, as mesmas devem ter permissão de seu autor ou de sua autora para a devida publicação, contemplando a licença CC e sem a proteção Copyright. No caso em que tais permissões não forem concedidas, sugere-se eliminar as imagens. Faz-se necessário anexar a permissão do autor ou da autora de cada imagem ao trabalho submetido para a RELECA. No caso das imagens com a licença CC, anexar os links nos quais esta licença é expressa.
Sugere-se para o envio da monografia, dissertação ou tese (esta é uma sugestão, sendo assim, não se trata de um quesito obrigatório): breve introdução, referencial teórico, referencial metodológico, análise e desenvolvimento da problematização, conclusão. Com efeito, considera-se que o trajeto metodológico possa ser diferente de acordo com o proposto por cada instituição na qual o trabalho é elaborado.
CARTOGRAFIAS
Esse espaço está inteiramente dedicado a resenhas críticas sobre livros recentes ou clássicos com uma extensão máxima de 12 páginas tamanho A4 (incluindo notas de rodapé e bibliografia) ou 6.000 palavras. As cartografias apresentam uma abordagem do conteúdo da obra, levando em consideração cada capítulo, bem como os conceitos e categorias mais importantes expostos pela autora ou pelo autor no que se refere ao campo dos Estudos Críticos Animais.
RESENHAS DE LIVROS
Sobre textos de recete publicação, com uma extensão máxima de 4 páginas tamanho A4 ou 2.000 palavras. Espera-se que as resenhas abordem o conteúdo da obra, levando em consideração a contribuilão da mesma para os Estudos Críticos Animais. Aceita-se, além da resenha, uma breve apreciação da obra por parte do autor da resenha (máximo 600 palavras).
ENTREVISTAS
Realizadas em distintos suportes (audiovisual ou áudio), de recente produção, sobre temas afins à revista ou que sejam uma contribuição aos Estudos Críticos Animais. A entrevista poderá ser extraída de qualquer meio de comunicação ou realizada pessoalmente, porém só será publicada em referência a sua fonte, quando for o caso, e com a aprovação escrita do entrevistado. Figurarão na publicação: nome, sobrenome do autor entrevistado, do entrevistador, referência do meio do qual foi extraída (e, se for possível, pedimos que se disponibilize o link da entrevista original) e o nome e sobrenome de quem realizou o trabalho de transcrição. As entrevistas devem ter uma extensão máxima de 12 páginas, tamanho A4, ou 6000 palavras.
Declaração de Direito Autoral
A Revista Latinoamericana de Estudios Críticos Animales, com ISSN 2346-920X, adere às diversas iniciativas que promovem o livre acesso ao conhecimento, por isso todo o seu conteúdo é de acesso livre e aberto e publicado sob a licença Creative Commons, o que permite sua divulgação, mas evita alterações da obra e inclui sempre menção do autor e da fonte.
Ou seja, uma licença do tipo Atribución-NoComercial-SinObraDerivada.
Portanto, os e-mails dos autores ficarão à disposição dos leitores, caso desejem contatá-los pessoalmente.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.